BIBLIOGRAFIA SOBRE ESTUDOS RETRATÍSTICOS E AUTOBIOGRÁFICOS EM PORTUGUÊS
Na elaboração desta bibliografia, privilegiamos textos de caráter teórico-crítico em detrimento da mais vasta informação de teor histórico e iconográfico publicada em português e em Portugal. Para tal efeito, consulte-se a ampla secção bibliográfica fornecida por Pedro Flor em A arte do retrato em Portugal nos séculos XV e XVI, Lisboa, Assírio & Alvim, 2010. Sempre que existam, indicam-se aqui as traduções portuguesas de estudos sobre este tema.
NOTA: Para consultar as publicações específicas dos membros da equipa do projeto R&R aceda, no Menu, a: Quem somos › Atividades
ALVES, Manuel Valente Alves (coord.) (1998), O impulso alegórico – Retratos, paisagens, naturezas mortas, Ed. Ordem dos Médicos.
BARROS, Carlos Ferreira (2011), Auto-Representação: (im)possibilidade do Auto-Retrato, dissertação de Mestrado apresentada à Universidade de Aveiro.
BARTHES, Roland (2006), A câmara clara – Nota sobre a fotografia, Lisboa, Edições 70.
BRAZ, Ivo André, MARQUES, Bruno (2015), "Vasco Araújo et alii — A in-actualidade da identidade contemporânea", Revista de História da Arte, n.º 12, pp. 217-233.
BRITO, Bernardo de (1603), Elogios dos Reis de Portugal com os mais verdadeiros retratos que se puderão achar, Lisboa, Pedro Crasbeeck.
BURKE, Peter (2009), A construção de Luís XIV, Casal de Cambra, Caleidoscópio.
CAETANO, Joaquim de Oliveira (1998), “O retrato e a paisagem”, in CURTO, Diogo Ramada (dir.), O Tempo de Vasco da Gama, Lisboa, Difel, pp. 99-111.
CALDAS, Manuel de Castro (1987), A Figura e o Corpo – O regime da figura nos “monstros” de Picasso, 1925-1932, Imprensa Nacional/Casa da Moeda.
CALDEIRA, Ana Sofia Pereira (2014), Identidades em Fluxo: A Auto-Representação Fotográfica e o Caso Prático do Instagram, Faculdade de Ciências Sociais de Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Dissertação de Mestrado).
CARLOS, Isabel (ed.), “Todo o retrato é um retrato do artista” in Glamour – Arte seduzida e sedutora, Colecção de Arte Contemporânea Público/Serralves, n.° 3
COURTINE, Jean-Jacques e HAROCHE, Claudine (s/d), História do Rosto – Exprimir e calar as suas emoções (do século XVI ao início do século XIX), Lisboa, Teorema.
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix (2008), Mil Planaltos: Capitalismo e Esquizofrenia, Lisboa, Assírio & Alvim.
DERRIDA, Jacques (2010), Memórias de Cego. O auto-retrato e outras ruínas, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
FARRÉ TORRAS, Begoña (2014), "O Retrato (Sessão Temática)", in Actas do IV Congresso de História da Arte Portuguesa em Homenagem a José-Augusto França, Sessões Simultâneas (2.ª edição revista e aumentada), APHA, pp. 402-441
FERREIRA, Maria Teresa e COUTINHO, Maria Isabel Pereira (1979), Medalhas do Renascimento, Fundação Calouste Gulbenkian.
FLOR, Pedro (2010), A arte do retrato em Portugal nos séculos XV e XVI, Lisboa, Assírio & Alvim.
_______ (2009), “Retratos e miniaturas no Renascimento em Portugal”, Românica – Revista de Literatura, n.º18, Lisboa, Departamento de Literaturas Românicas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, pp. 137-156.
_______ (2008), “A arte do retrato em Portugal nos séculos XV e XVI: problemas, metodologias, linhas de investigação”, Revista de História da Arte, n.º 5, Lisboa, Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, pp. 115-131.
_______ (2004), “Historiografia da arte do retrato renascentista em Portugal”, in II Congresso Internacional de História da Arte 2001 – Actas, Coimbra, Almedina, pp. 205-216.
_______ (2002), “Um retrato escultórico de D. Catarina de Áustria como figura de legitimação”, in Actas do Colóquio Internacional «Discursos de Legitimação», Lisboa, Universidade Aberta/Université de Picardie, Cd-Rom.
FRANÇA, José-Augusto (1981), O Retrato na Arte Portuguesa, Lisboa, Livros Horizonte [2.ª ed., revista e aumentada, 2010].
FRANCO, Anísio, GONÇALVES, Ramiro (coord.) (2019), Identidades, pronomes e emoções. As regras do retrato / Identity, pronouns and emotions. Composition rules in portrait painting (Catálogo da Exposição), Museu Nacional Grão Vasco.
FRANCO, Anísio, OLIVEIRA, Filipa, VALE, Paulo Pires do (coord.) (2018), Inquérito ao retrato português. Do tirar polo natural. / Inquiry to the Portuguese Portrait (Catálogo da Exposição), Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga / Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
GIL, José (2005), ‘A Arte do Retrato’, in «Sem Título». Escritos sobre arte e artistas, Lisboa, Relógio D’Água, pp. 15-67.
_______ (1999), “O retrato”, in PEREIRA, João Castel-Branco e VASSALLO, Nuno (coord.), A arte do retrato: quotidiano e circunstância, Catálogo da Exposição, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
_______ (1998), “A construção da presença”, in ALVES, Manuel Valente Alves (coord.), O impulso alegórico – Retratos, paisagens, naturezas mortas, Ed. Ordem dos Médicos.
_______ (1996), A Imagem-Nua e as Pequenas Percepções, Lisboa, Relógio D’Água
_______ (1994), “A auto-representação”, in O Rosto da Máscara – Auto-representação na arte portuguesa, Catálogo da Exposição, Lisboa, Ed. Centro Cultural de Belém.
_______ (1994), Monstros. Lisboa, Quetzal.
GONÇALVES, Susana Cavaleiro Ferreira Nobre (2012), A Arte do Retrato em Portugal no Tempo do Barroco (1683-1750). Conceitos, tipologias e protagonistas (Tese de doutoramento apresentada ao Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa).
HOLANDA, Francisco de (1984), Do Tirar Polo Natural, Lisboa, Livros Horizonte [1549].
JORDAN, Annemarie (1994), O retrato de corte em Portugal: o legado de Anthonis Mor, Lisboa, Quetzal.
MACHADO, Diogo Barbosa (1746), Retratos de Reys, Rainhas e Príncipes de Portugal ordenados com elogios poéticos, 2 tomos.
MARIZ, Pedro (1674), Diálogos de varia historia, em que se referem as vidas dos Senhores Reys de Portugal. Com os mais verdadeiros retratos que se puderam achar. Com as noticias de nossos Reynos, & conquistas & successos do mundo [1594], Lisboa, Of. António Craesbeeck.
MARQUES, Bruno (2014), "Crise do retrato: dissolução ou deslocamento do género? O estranho caso de Lourdes Castro", in Actas do IV Congresso de História da Arte Portuguesa em Homenagem a José-Augusto França Sessões Simultâneas (2.ª edição revista e aumentada), Lisboa Alpha, pp. 436-441.
_______ (2006), Mulheres do Século XVIII – Os Retratos, Lisboa, Ela por Ela.
MATTOSO, José (2013), "As máscaras. O rosto da vida e da morte", in Poderes Invisíveis. O imaginário medieval, Lisboa, Temas&Debates/Círculo de Leitores, pp. 31-45.
MEDEIROS, Margarida (2000), Fotografia e Narcisismo: O Auto‑Retrato Contemporâneo, Lisboa, Assírio & Alvim.
MENDONÇA, José Tolentino, BELO, Duarte (2013), Os rostos de Jesus — uma revelação, Lisboa, Temas e Debates.
MORÃO, Paula (2011), O secreto e o real – Ensaios sobre literatura portuguesa (Segunda parte: “Literatura autobiográfica”), Lisboa, Campo da Comunicação.
_______ (2007), “Retrato e auto-retrato – fronteiras e limites”, in BASÍLIO, Kelly et alii (org.), Concerto das Artes, Porto, Campo das Letras, pp. 187-198.
_______ (2006), “A poética do auto-retrato: o caso Pessoa”, Rivista di Studi Portoghesi e Brasiliani, VIII, Pisa/Roma; Istituti Editoriali e Poligrafici Internazionali, pp. 33-41.
_______ (org.) (2004), Autobiografia. Auto-representação. Lisboa, Colibri/C.E.C.
_______ (1994), “O secreto e o real” – Caminhos contemporâneos da autobiografia e dos escritos intimistas“, Românica, n.º 3, Biografia e Autobiografia, Lisboa, Cosmos, pp. 21-30.
MORÃO, Paula e CARMO, Carina Infante do (org.) (2008), Escrever a Vida. Verdade e Ficção, Porto, Campo das Letras.
MOURA, Vasco Graça (2014), Retratos de Camões, Lisboa, Guerra & Paz.
_______ (1994), Retratos de Isabel e Outras Tentativas, Lisboa, Quetzal.
NEVES, Eduarda (2016), O Auto-Retrato. Fotografia e Subjetivação, Lisboa, Palimpsesto.
ORTUZAR, Mónica (2015), Autorretratos. Mónica Ortuzar. Catálogo da Exposição no Museu Nogueira da Silva, Braga. ISBN: 978-972-8340-17-9.
PACHECO, Maria Emília Vaz (2008), “Retrato de Personagem”, in Actas do Encontro Científico, ISLA – Santarém, 2008.
_______ (2018), O Auto-retrato na Pintura Portuguesa, Lisboa, Caleidoscópio.
PALLA, Maria José (2011), "A Melancolia do Auto-Retrato" in ACCIAIUOLI, Margarida e BABO, Maria Augusta (coord.), Arte e melancolia, Instituto de História da Arte/Estudo de Arte Contemporânea, Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens, Lisboa, pp. 231-236.
PEREIRA, João Castel-Branco e VASSALLO, Nuno (coord.) (1999), A arte do retrato: quotidiano e circunstância, Catálogo da Exposição, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
PORFÍRIO, José Luís (2002), O Jogo do Retrato, Desdobrável da Exposição, Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga.
RAMÔA, Joana e SILVA, José Custódio Vieira da (2008), “O retrato de D. João I no Mosteiro de Santa Maria da Vitória – um novo paradigma de representação”, Revista de História da Arte, n.º 5, Lisboa, Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, pp. 77-95.
RAMOS, José Artur Vitória de Sousa (2001), O auto-retrato ou a reversibilidade do rosto, dissertação de Mestrado em Estética e Filosofia da Arte, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
RANCIÈRE, Jacques (2010), “A imagem pensativa”, in O espectador emancipado. Tradução José Miranda Justo. Lisboa, Orfeu Negro, pp. 155-190.
ROCHA, Clara (1992), Máscaras de Narciso – Estudos sobre a literatura autobiográfica em Portugal, Coimbra, Almedina.
_______ (1977), O espaço autobiográfico em Miguel Torga, Coimbra, Almedina.
RODRIGUES, António (ed.) (1994) O Rosto da Máscara – Auto-representação na arte portuguesa, Catálogo da Exposição, Lisboa, Ed. Centro Cultural de Belém.
ROMÂNICA – Revista de Literatura (1994), n.º 3, “Biografia e autobiografia”, Lisboa, Edições Cosmos/Departamento de Literaturas Românicas da Faculdade de Letras de Lisboa.
SÁ, Leonor (2018), Infâmia e Fama — O mistério dos primeiros retratos judiciários em Portugal (1869-1895), Lisboa, Edições 70.
SERRÃO, Vítor e MOURA, Vasco Graça (1989), Fernão Gomes e o Retrato de Camões, Lisboa, C.N.C.D.P./Fundação Oriente/I.N.C.M.
SILVESTRE, Osvaldo (1995), “Autobiografia”, in Biblos – Enciclopédia Verbo das Literaturas de Língua Portuguesa, volume 1, Lisboa/São Paulo, Verbo, pp. 459-463.
TUCHERMAN, Ieda (1999), Breve História do corpo e de seus monstros, Lisboa, Vega.
OUTRA BIBLIOGRAFIA
AHNOUCH, Fatima, ABIDA, Khaled (2012), L'Art du Portrait: dans la littérature, le cinéma et la peinture. Éditions Universitaires Européennes.
ALLET, Natacha (2005), "L'autoportrait", Université de Genève.
Acessível em: http://www.unige.ch/lettres/framo/enseignements/methodes/autoportrait/index.html
BACON (1996), Portraits and Self-Portraits. Introduction by Milan Kundera. London, Thames and Hudson.
BAQUÉ, Dominique (2007), Visages - du Masque Grec À la Greffe du Visage, Regard.
BEAUJOUR, Michel (1980), Miroirs d’encre – Rhétorique de l’autoportrait, Paris, Éditions du Seuil.
BONAFOUX, Pascal (2004), Autoportraits du XXe Siècle, Découvertes Gallimard/Hors Série.
BORZELLO, Frances (1998), Seeing Ourselves: Women's Self-Portraits, Harry N. Abrams.
BRIGHT, Susan (2010), Auto focus: the self portrait in contemporary photography, New York, The Monacelli Press.
BRILLIANT, Richard (2002), Portraiture, London, Reaktion Books.
BUESCU, Helena Carvalhão e DUARTE, João Ferreira (eds) (2007), Stories and Portraits of the Self, Amsterdam / New York, Rodopi.
CALABRESE, Omar (2006), L’ Art de l’autoportrait : histoire et théorie d’un genre pictural, Paris, Citadelles & Mazenod.
CUMMING, Laura (2009), A Face to the World: on self-portrait, HarperPress.
DE MAN, Paul (1984), “Autobiography as De-Facement”, in The Rhetoric of Romanticism, New York, Columbia University Press, pp. 67-81.
DIJKSTRA, Bram (1994), Ídolos de perversidad. La imagen de la mujer en la cultura de fin de siglo, Barcelona, Debate-Círculo de Lectores.
FREELAND, Cynthia (2010), Portaits and Persons – A Philosophical Inquiry, Oxford/New York, Oxford University Press.
HALL, James (2014), The Self-Portrait: a cultural history, London, Thames & Hudson.
HINTERHÄUSER, Hans (1980), Fin de Siglo. Figuras y mitos, Madrid, Taurus.
JENSEN, Robin Margaret (2004), Face to Face: Portraits of the Divine in Early Christianity, Augsburg Fortress Publishers.
JIMÉNEZ, Jesús Rubio y ASENJO, Enrique Serrano (eds.) (2021), El retrato literario en el mundo hispánico, II (siglos XIX-XXI), Zaragoza, Prensas de la Universidad de Zaragoza.
_______ (2018), El retrato literario en el mundo hispánico (siglos XIX-XXI), Zaragoza, Prensas de la Universidad de Zaragoza.
JOLLY, Margaretta (ed) (2001), Encyclopedia of Life Writing. Autobiographical Forms, London/Chicago, Fitzroy Dearborn Publishers.
KUPISZ, K., PÉROUSE, G.-A., DEBREUILLE, J.-Y. (sous la direction de) (1988), Le Portrait Littéraire, Lyon, Presses Universitaires de Lyon.
LAWRENCE-LIGHTFOOT, Sara (1997), The Art and Science of Portraiture, San Francisco, Jossey-Bass.
LINHAREA, Andréa (2004), “Orlan, l’autoportrait comme oeuvre d’altérité”, Psychologie Clinique - Penser, créer, rêver, 18, Paris, L’Harmattan, pp. 157-176.
MANGUEL, Alberto (2003), Leer imágenes (trad.), Madrid, Alianza Editorial.
MARIN, Louis (1981), Le Portrait du Roi, Paris, Les Éditions de Minuit.
MÁRQUEZ, Miguel Á.(2001), Retórica y Retrato Poético, Huelva, Universidad de Huelva, 2001.
MULLINS, Charlotte (2015), Picturing people : the new state of the art, London, Thames & Hudson.
NANCY, Jean-Luc (2000), Le regard du portrait, Paris, Galilée.
OLARIU, Dominic (2014), La genèse de la représentation ressemblante de l’homme. Reconsidérations du portrait à partir du XIIIe siècle, Peter Lang.
POMMIER, Édouard (1998), Théories du portrait. De la Renaissance aux Lumières, Paris, Gallimard.
RÉGNIER, Gérard (ed.) (2004), The great parade: Portrait of the artist as clown, Yale University Press.
REYERO, Carlos (1996), Apariencia e identidad masculina. De la Ilustración al Decadentismo, Madrid, Cátedra.
RIDEAL, Liz (2002), Mirror Mirror: Self-portraits by Women Artists, Watson-Guptill.
SCHNEIDER, Norbert (2002), The Art of the Portrait. Masterpieces of European Portrait Painting (1420-1670), Taschen.
SCOTT, Nancy J. (2007), “Submerged: Arthur Dove’s Goin’ Fishin’ and its hidden history”, Word & Image, Vol. 23, Number 2, April-June, pp. 138-155.
SPARSHOTT, Francis (1993), “Portraits in Music – A Case-Study: Elgar’s ‘Enigma’ Variations”, in KRAUSZ, Michael (ed.), The Interpretation of Music: Philosophical Essays, Oxford, Clarendon Press, pp. 231-245.
WEST, Shearer (2004), Portraiture, Oxford, Oxford University Press.
WOODALL, Joanna (edited and introduced by) (1997), Portraiture – Facing the subject, Manchester and New York, Manchester University Press.